Os Famintos João Grave

ISBN:

Published: 2008

Paperback

208 pages


Description

Os Famintos  by  João Grave

Os Famintos by João Grave
2008 | Paperback | PDF, EPUB, FB2, DjVu, talking book, mp3, ZIP | 208 pages | ISBN: | 10.25 Mb

Excerto:«Foi num sábado ao entardecer que Manuel, sentindo-se doente, abandonou o trabalho, com as faces cavadas numa funda ruga de amargura e os olhos acesos dum intenso brilho de febre. Experimentara uma dor tão aguda, que teve de encostar-se,MoreExcerto:«Foi num sábado ao entardecer que Manuel, sentindo-se doente, abandonou o trabalho, com as faces cavadas numa funda ruga de amargura e os olhos acesos dum intenso brilho de febre. Experimentara uma dor tão aguda, que teve de encostar-se, quase desfalecido, a uma parede para não cair, desamparadamente. Perdera a noção das coisas exteriores e todos os objectos se agitavam à sua volta, em movimentos vertiginosos.

A essa hora, na fábrica, ia um alegre rumor de vida. Rangiam os teares secamente e as máquinas arfavam com vigor, resfolegando como pulmões potentes.Os companheiros, ao verem-no assim aflito, de boca muito aberta na insofrida ansiedade de ar vivo, a respiração ofegante e os dedos crispados numa angústia súbita, acudiram-lhe em sobressalto, alvorotando as oficinas com alarmantes gritos de socorro. Manuel gemia numa grande prostração e a sua fronte alagava-se num suor frio que lhe escorria em gotas lentas pela barba preta e emaranhada.

Quando lhe perguntaram o que o fazia sofrer tanto, levou a mão ao lado esquerdo do peito, num gesto penoso e tardo, sem murmurara palavra, desatando num choro arquejante. Depois, sentando-se a um canto, deixou tombar pesadamente a cabeça no soalho, ficando imóvel. Mo primeiro momento, julgaram-no morte: - e, cheios de amarga tristeza, dois operários procuraram o contramestre, contando-lhe a imensa desgraça e exclamando em comovidas lamentações:-Que há-de ser agora dos filhos, alguns tão pequenos que se podem cobrir com um crivo!Edição patrocinada pela Câmara Muincipal de Vagos, conforme a 4.ª edição, emendada, de 1927.



Enter the sum





Related Archive Books



Related Books


Comments

Comments for "Os Famintos":


sjaland.eu

©2011-2015 | DMCA | Contact us